quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O TRABALHO TUDO VENCE, mas...



Em tempo de crise, de falta de trabalho para um considerável número de portugueses (e não só), veio-me à mente o provérbio latino que aprendi na escola (então primária!) e que, por felicidade, encontrei um dia representado num lindíssimo (para mim) painel de azulejos, num lugar onde outrora se trabalhava, próximo da estação dos caminhos de ferro de Santa Comba Dão. Ali voltei munido com máquina fotográfica e aqui está o painel. (para ver ampliado, clique com o botão esquerdo do rato em cima da foto).
Toda a gente conhece o seu significado: "O trabalho tudo vence ou tudo supera".

Penso que o seu significado é válido ainda para os dias de hoje. E é tão verdade que quem não tem trabalho é efectivamente um derrotado. Assim me sentiria. Com saúde, com vontade de trabalhar, de lutar, vencer, acabaria por deixar de ter saúde no seu sentido lato*, de me considerar, embora involuntariamente e injustamente, um inválido, excomungado de direitos que me assistem como pessoa e como cidadão do meu país. Quem sabe se não me sentiria também encorajado (involuntariamente) a entrar no grupo daqueles para os quais tudo vale para sobreviver. E depois? Depois só eu seria julgado e punido. Mas a culpa, a verdadeira culpa não seria só minha.
...............
Uma variante deste provérbio é Labor improbus omnia vincit, ou seja, "o trabalho persistente tudo vence".
Verdade insofismável - penso eu -, mas, infelizmente, nos dias que correm, inúmeras pessoas trabalham persistentemente para conseguirem trabalho!

* Segundo a OMS, Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental, social e cultural, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Sem comentários: