.
Passam a trabalhar neste Hospital alguns Médicos residentes em Tondela, sob a liderança do Doutor Jerónimo Lacerda, médico que até à hora da sua morte sempre esteve ligado a esta obra, e que viria a ser o impulsionador da criação da Santa Casa da Misericórdia.
Em 1916 é tomada a decisão de abertura do Hospital a todos os médicos municipais, podendo estes, querendo, tratar ali os seus doentes. Os doentes pensionistas seriam tratados pelo médico de sua escolha, e os pobres que fossem internados sem médico assistente seriam tratados pelo Doutor Jerónimo Lacerda, que em conjunto com o Dr. Abel Maria de Lacerda assumiam a Direcção Clínica do Hospital.
Foram também Directores Clínicos do Hospital de Santa Maria, o Dr. António Marques da Costa, o Dr. Júlio Augusto de Melo Cabral e o Dr. Manuel Martins de Queiroz.
No ano de 1949 e face ao elevado movimento assistencial do Hospital de Santa Maria, foi verificada a necessidade da sua remodelação e ampliação.
O Senhor Ministro do Interior visita o Hospital no mês de Agosto de 1949, inteirando-se da precaridade do funcionamento dos Serviços. Foi opinião deste membro do Governo e dos serviços técnicos, que deveria pensar-se na construção de um edifício novo “com todos os modernos e necessários requisitos”, nos terrenos anexos ao Hospital actual, com a frontaria voltada para a Avenida Marechal Carmona (hoje Avenida General Humberto Delgado), destinando-se o antigo, depois de devidamente adaptado, a um asilo.
Após a elaboração e aprovação do projecto, em 10 de Março de 1951, a Mesa Administrativa presidida pelo Senhor António Rosa Fernandes Pinto, delibera iniciar uma campanha para um Cortejo de Oferendas e organiza a Comissão Executiva deste. O Cortejo foi realizado em 19 de Outubro de 1952, mas já o novo Hospital se encontrava em construção desde Junho desse ano.
Foram publicados anúncios para para o concurso de construção, cuja arrematação teve lugar em 15 de Março. Nesta arrematação apareceram cinco concorrentes e foi ao arrematante Sociedade Técnicas de Empreitadas, com sede em Viseu, que a obra foi entregue. A proposta desta empresa é de 2.029.950$00.
A inauguração da nova unidade hospitalar – o Hospital da Misericórdia de Tondela -, teve lugar no dia 4 de Setembro de 1955, com a presença do Ministro do Interior, Sub-Secretário de Estado das Obras Públicas e do Prelado da Diocese de Viseu.
Em 19 de Outubro, coincidindo com a data em que 3 anos antes se realizou o Cortejo de Oferendas, procedeu-se à transferência dos doentes do velho Hospital e ao lançamento simbólico da primeira pedra destinada à construção das 3 primeiras casas de renda económica oferecidas pelo Senhor Comendador Alberto Cardoso de Matos, nesta altura Presidente da Assembleia Geral da Misericórdia.
Sem comentários:
Enviar um comentário