terça-feira, 21 de junho de 2011

RESUMO HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR NO CONCELHO DE TONDELA - 3

1.3 - O Hospital de Santa Maria de Tondela


O Hospital de Santa Maria de Tondela foi, como já referimos, inaugurado no dia 18 de Julho de 1915, numa modesta cerimónia, sem figuras públicas de destaque, sem corte de fitas, descerramento de lápides ou mesmo grandes discursos. Apenas se regista que o Dr. Fernando de Figueiredo, então Presidente da Assembleia Geral da Sociedade de Beneficência de Tondela, na sua alocução referiu que “achando-se este estabelecimento hospitalar nas condições de poder desde já receber doentes, e tendo-se marcado previamente o dia de hoje para se fazer a sua inauguração e abertura, assim o comunicava a todos os presentes

.

Passam a trabalhar neste Hospital alguns Médicos residentes em Tondela, sob a liderança do Doutor Jerónimo Lacerda, médico que até à hora da sua morte sempre esteve ligado a esta obra, e que viria a ser o impulsionador da criação da Santa Casa da Misericórdia.


Em 1916 é tomada a decisão de abertura do Hospital a todos os médicos municipais, podendo estes, querendo, tratar ali os seus doentes. Os doentes pensionistas seriam tratados pelo médico de sua escolha, e os pobres que fossem internados sem médico assistente seriam tratados pelo Doutor Jerónimo Lacerda, que em conjunto com o Dr. Abel Maria de Lacerda assumiam a Direcção Clínica do Hospital.


Foram também Directores Clínicos do Hospital de Santa Maria, o Dr. António Marques da Costa, o Dr. Júlio Augusto de Melo Cabral e o Dr. Manuel Martins de Queiroz.


No ano de 1949 e face ao elevado movimento assistencial do Hospital de Santa Maria, foi verificada a necessidade da sua remodelação e ampliação.


O Hospital de Santa Maria de Tondela, em Agosto de 1931


2. O SONHO DE UM NOVO HOSPITAL

O Senhor Ministro do Interior visita o Hospital no mês de Agosto de 1949, inteirando-se da precaridade do funcionamento dos Serviços. Foi opinião deste membro do Governo e dos serviços técnicos, que deveria pensar-se na construção de um edifício novo “com todos os modernos e necessários requisitos”, nos terrenos anexos ao Hospital actual, com a frontaria voltada para a Avenida Marechal Carmona (hoje Avenida General Humberto Delgado), destinando-se o antigo, depois de devidamente adaptado, a um asilo.


Após a elaboração e aprovação do projecto, em 10 de Março de 1951, a Mesa Administrativa presidida pelo Senhor António Rosa Fernandes Pinto, delibera iniciar uma campanha para um Cortejo de Oferendas e organiza a Comissão Executiva deste. O Cortejo foi realizado em 19 de Outubro de 1952, mas já o novo Hospital se encontrava em construção desde Junho desse ano.


Foram publicados anúncios para para o concurso de construção, cuja arrematação teve lugar em 15 de Março. Nesta arrematação apareceram cinco concorrentes e foi ao arrematante Sociedade Técnicas de Empreitadas, com sede em Viseu, que a obra foi entregue. A proposta desta empresa é de 2.029.950$00.


A inauguração da nova unidade hospitalar – o Hospital da Misericórdia de Tondela -, teve lugar no dia 4 de Setembro de 1955, com a presença do Ministro do Interior, Sub-Secretário de Estado das Obras Públicas e do Prelado da Diocese de Viseu.


Em 19 de Outubro, coincidindo com a data em que 3 anos antes se realizou o Cortejo de Oferendas, procedeu-se à transferência dos doentes do velho Hospital e ao lançamento simbólico da primeira pedra destinada à construção das 3 primeiras casas de renda económica oferecidas pelo Senhor Comendador Alberto Cardoso de Matos, nesta altura Presidente da Assembleia Geral da Misericórdia.



Sem comentários: