Logótipo da AEEEMC (Associação de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica),
criado pelo Enf.º Manuel Úria, da qual foi membro fundador e autor dos seus Estatutos
FLORENCE NIGHTINGALE
Meus amiguinhos: a guerra da Criméa pertence já a um Passado bastante distante, mas não tanto que vossos paes se não lembrem d’ella.
Ha vinte annos as nações europeas aguardavam anciosas de dia para dia noticias do theatro d’aquella sangrenta pugna, onda tantos infelizes caíram para nunca mais se levantarem, attingidos das balas dos inimigos, ou dos effeitos de fadigas inaudítas em trincheiras fundas e húmidas; em quanto que muitissimos outros onde ainda bruxuleava uma luzinha vital eram levados do campo para os hospitaes afim de serem tratados. Mas n’aquelles pios estabelecimentos sentia-se a falta da mão suave da mulher para pensar as chagas, do seu coração terno e das suas doces palavras para consolar e animar os míseros enfermos. Deus porém, na sua infinita bondade, tocou o coração de Florence Nightingale. Esta senhora joven, bem educada e abastada, mas sobre tudo riquíssima em denodo Christão, alistou a seu serviço um bando de enfermeiras, e com ellas partiu de Inglaterra para onde a sua santa vocação a chamava.
A presença d’aquellas caridosas damas entre os desditosos que se achavam gemendo a tanta distancia dos seus lares; os seus ternos cuidados, e a sua doce sympathia minoraram desde logo, quanto era possível os soffrimentos que ellas se propunham alliviar; mas sobre maneira consoladoras eram as verdades do Evangelho de Jesus que seus lábios emitiam para fortalecer o animo dos que soffriam e dos agonisantes. «Ah! Agora sim, exclamou um soldado ferido vendo deslisar pela enfermaria a longa fileira de senhoras; agora é claro que se lembram de nós na mãe pátria (at home) que nos amam, que lhes somos algo!» e cobrindo a cabeça com a roupa da cama soluçava como uma criança.
Hoje em dia já não é novidade, mas uma instituição, a frequência de senhoras nas ambulâncias e hospitaes militares, onde como espíritos benévolos e cheios de pio amor, ministram ás almas e aos corpos dos padecentes; mas a honra da iniciativa; honra que durará em quanto durarem os recordos humanos, é a Florence Nightingale que se deve. Das que seguiram a trilha por ella encetada, podemos dizer «Muitas filhas obraram virtuosamente» porem de Florence devemos dizer: «Muitas filhas obraram virtuosamente, mas tu excedeste a todas». Prov.xxxi:29.